Domingo, 05 de outubro de 2025
Foto :
Foto : Divulgação
Agenda de Eventos / 22/09/2025
Autor

Da Redação / Com Assessoria

Cineasta Sérgio Machado realiza palestra e exibe filme inédito em Cuiabá

Um dos principais cineastas brasileiros da atualidade, com séries, longas de ficção e documentários premiados, Sérgio Machado vem a Cuiabá na próxima segunda-feira (22) para ministrar uma masterclass, seguida pela exibição inédita de ‘3 Obás de Xangô’, um de seus mais recentes filmes em circulação no Brasil. Uma ação que integra a programação da 24ª Mostra Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL) da UFMT, e é parte de uma Jornada de Cinema e Negócios promovida em parceria com o Sebrae-MT.
3 Obás de Xangô

A masterclass e a exibição de ‘3 Obás de Xangô’ com Sérgio Machado ocorrem a partir das 19h, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A entrada é gratuita e os ingressos devem ser retirados pelo Sympla.

Ao longo da sua carreira, Sérgio Machado transitou entre ficção, documentário e animação, com olhar sensível para a cultura brasileira. O cineasta baiano é reconhecido internacionalmente por seu primeiro longa-metragem de ficção, Cidade Baixa (2005) – lançado no Festival de Cannes e vencedor de 30 prêmios –, e é roteirista diretor da série Maria e o Cangaço (2025), disponível no catálogo da Disney+ com Isis Valverde no papel principal.
3 Obás de Xangô

Em Cuiabá, Sérgio Machado compartilha sua experiência exitosa no mercado audiovisual e apresenta ‘3 Obás de Xangô’. Reconhecida como o Melhor Documentário do Ano no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, a obra mergulha na amizade de três ícones da cultura brasileira, responsáveis pela criação do imaginário de baianidade: Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé.

“Os três defendiam que a força de suas obras residia em documentar o que viam nas ruas: a resiliência do povo do candomblé, o poder das mulheres, a onipresença do mar. Os livros de Jorge, as canções de Caymmi e as pinturas e esculturas de Carybé consolidaram ‘um modo de estar no mundo’ dos baianos e influenciaram as gerações de artistas que vieram a partir deles”, diz a sinopse do filme.

 

Sérgio Machado
Sérgio Machado nasceu em Salvador (BA) e trabalhou durante anos com o diretor Walter Salles. Foi assistente de direção de ‘Central do Brasil’ e ‘O Primeiro Dia’ e roteirista e diretor assistente de ‘Abril Despedaçado’. Em 1999, trabalhou como roteirista e codiretor da série ‘Os Pastores da Noite’, da Rede Globo, e foi co-roteirista do longa ‘Madame Satã’, de Karim Aïnouz.

Em 2001, dirigiu o documentário ‘Onde a Terra Acaba’, sobre a vida e a obra do cineasta Mário Peixoto – premiado em mais de 15 festivais, entre eles, Biarritz, Havana, Festival do Rio e Mostra Internacional de São Paulo. Cidade Baixa (2005), seu primeiro longa de ficção, foi lançado no Festival de Cannes e vencedor de 30 prêmios no Brasil e exterior, entre eles: o Prêmio da Juventude no Festival de Cannes e os prêmios principais dos Festivais do Rio do Rio de Janeiro, Huelva, Verona, Mons. Em 2007, dirigiu e roteirizou a série ‘Alice’, exibida na HBO.

Em 2009, dirigiu e adaptou ‘Quincas Berro D’Água’, uma das mais populares novelas de Jorge Amado, produzida pela VideoFilmes e dirigiu o curta-metragem ‘O Príncipe Encantado’, premiado na Mostra Internacional de São Paulo. Dirigiu o longa ‘Tudo que Aprendemos Juntos’, filme de encerramento do Festival de Locarno e Melhor Filme da Mostra Internacional de São Paulo. Durante sete anos, o cineasta foi tutor do CENA, laboratório de Roteiro do Porto Iracema das Artes, junto com Marcelo Gomes e Karim Ainouz.

Sérgio Machado também dirigiu o documentário ‘Aqui Deste Lugar’, produzido pela Gullane e ‘A Luta do Século’, Melhor Documentário no Festival do Rio, 2016. Foi diretor geral e roteirista da série ‘Irmãos Freitas’, lançada no Canal Space. Dirigiu o documentário ‘Neojibá’, sobre a orquestra jovem da Bahia e o premiado longa ‘Rio do Desejo’, inspirado nos contos do escritor Milton Hatoum.

Foi roteirista da série ‘Cidade de Deus’ lançada em 2024 e escreveu e dirigiu a série ‘Maria e o Cangaço’. Também dirigiu e roteirizou a animação ‘A Arca de Noé’. Atualmente, além de ‘Os 3 Obás de Xangô’ – também premiado na Mostra de São Paulo, Festival do Rio e de Tiradentes –, Sérgio Machado também circula com ‘A Bahia Me Fez Assim (2025)’, obra que promove encontros entre artistas de diferentes gerações.

Jornada de Cinema e Negócios
Além da masterclass e exibição de ‘Os 3 Obás de Xangô’ com o cineasta Sérgio Machado, integram a programação da Jornada de Cinema e Negócios da 24ª MAUAL e do Sebrae-MT atividades de formação e inovação realizadas por profissionais de destaque no audiovisual brasileiro. Ações realizadas com produtoras e coletivos selecionados pelo Maual Lab e outras ações abertas ao público.


 

© ARTEE. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Bertz Tech.